Em Como criar a porra do seu blog sugiro algumas ferramentas, mas concluo com:
Escolha a sua ferramenta preferida. O importante é fazer a porra de um blog para você.
Sigo concordando com isso. Se hoje 100% da sua expressão na web é feita em sites de bilionários1 sem muitos escrúpulos, criar o seu canto na web é o mais importante no momento.
Infelizmente a definição do que é “o seu canto na web”, especialmente em 2024, não é muito simples. Você pode ser dona do seu conteúdo no sentido meio difuso que uso na home page, mas estar usando uma plataforma que vai entregar o que você armazena lá para o treinamento de papagaios estocásticos2.
Claro que além de todos os problemas decorrentes do hype em torno dessas IAs (e são muitos), você não será remunerado pelo uso do que criou.
Escrevo esse post porque estão sob forte escrutínio 2 das plataformas mais populares para quem deseja ter o seu próprio blog: Tumblr e WordPress.com3. Documentos internos da Automattic vazaram e parece que existe a intenção de vender conteúdo de suas plataformas para empresas como OpenAI e MidJourney. Leia mais no Gizmodo e no 404 Media4.
Então, crie a porra de um blog, mas considere fugir de algumas plataformas.
-
A.k.a. redes sociais comerciais. ↩︎
-
“Inteligência” Artificial. ↩︎
-
Importante não confundir WordPress.com, serviço hospedagem de blogs feitos com o WordPress de propriedade da Automattic, com WordPress, o CMS software livre em si. ↩︎
-
É necessário login para ler o texto na íntegra, mas malfeitores compartilharam uma forma de logar no BugMeNot. ↩︎